Manometria Esofágica

Sobre o Exame

Este exame permite estudar o funcionamento do esôfago através do registro das pressões da  musculatura esofágica e  de suas válvulas ( esfíncteres). As medições geram gráficos que possibilitam ao médico identificar se o paciente tem alguma doença alterando o funcionamento do esôfago.

O esôfago é um órgão que fica entre a boca e o estômago. Ele tem a função de transportar os alimentos, graças à contração muscular. Nas extremidades do esôfago, existem dois esfíncteres, que abrem quando o paciente engole.

O exame é capaz de avaliar, justamente, o funcionamento dessas válvulas e também a capacidade de contração do esôfago. A manometria esofágica é útil no estudo complementar da doença do refluxo, avaliação do comprometimento do esôfago em doenças reumatológicas , estudo de dores torácicas não cardíacas e também na avaliação pré-operatória do refluxo gastro-esofágico.

Sobre o equipamento:
No Instituto do Aparelho Digestivo o equipamento utilizado para o estudo manométrico é o Multiplex II da Alacer Biomédica, um aparelho que dispõe de várias ferramentas para  que a análise seja feita de forma precisa e segura.

©  2019 - Todos os direitos reservados ao Instituto do Aparelho Digestivo.

Rua Alagoas, 700 - Campo Grande, MS - 79020-120

Tel: 067-3320-9500

  • Facebook
  • Instagram