Cápsula Endoscópica

Sobre o Exame

Considerado pelos especialistas o melhor exame para investigação de doenças do intestino delgado, a cápsula endoscópica é um dos mais modernos métodos de avaliação das doenças do aparelho digestivo. O aparelho foi desenvolvido no século XXI com a união dos conhecimentos de médicos e um engenheiro mecânico militar. Há dois tipos de cápsulas – cápsula de intestino delgado e cápsula de cólon. Elas consistem em um dispositivo plástico, inabsorvível, resistente ao suco gástrico, com peso menor que quatro gramas e tamanho pouco maior que de um comprimido, sendo facilmente engolida. Contém em seu interior uma ou duas microcâmeras que realizam milhares de fotografias resultando em uma espécie de filme do tubo digestivo.
 

As imagens captadas permitem o diagnóstico até mesmo de pequenas lesões. A cápsula tira de 4 a 35 fotos por segundo, e após percorrer todo o tubo gastrointestinal, é eliminada naturalmente, não precisando ser recuperada.
 

O exame permite o estudo de porções do tubo digestivo de difícil acesso por outros métodos, como por exemplo o intestino delgado, que não pode ser avaliado pela endoscopia tradicional ou colonoscopia. A cápsula de cólon permite o estudo do cólon nos casos em que a colonoscopia não pode ser realizada. As vantagens da cápsula são: exame não invasivo; não necessita de anestesia; indolor; favorece estudo completo do intestino delgado e o paciente pode retomar imediatamente suas atividades diárias.

©  2019 - Todos os direitos reservados ao Instituto do Aparelho Digestivo.

Rua Alagoas, 700 - Campo Grande, MS - 79020-120

Tel: 067-3320-9500

  • Facebook
  • Instagram