pHmetria Esofágica

IAD-SITE-NOVO-exames-ecoendoscopia2.jpg

Sobre o Exame

A phmetria esofágica consiste na monitorização do ph intraesofágico, ou seja, mede a presença do ph  dentro do esôfago (ph é um índice que determina a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio. Este exame ajuda no diagnóstico da doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), diagnóstico diferencial de tosse e avaliação da eficácia do tratamento do refluxo.

Como nem sempre o diagnóstico da DRGE é possível através da realização da endoscopia digestiva, há necessidade da realização da pHmetria com a finalidade de determinar se há, realmente, refluxo maior do que o normal, e se algum dos seus sintomas pode estar relacionado com refluxo de ácido do estômago para o esôfago. Outra finalidade do teste é avaliar se os pacientes estão respondendo bem ou não ao tratamento.

O exame permite também, verificar se o refluxo se limita à porção do esôfago mais próxima do estômago ou se atinge a garganta também. Durante o exame, o paciente deve manter sua rotina, inclusive no que diz respeito à alimentação. E esta monitorização dura 24 horas.

Sobre o equipamento:
No Instituto do Aparelho Digestivo utilizamos o AL-3 para pHmetria Esofágica da Alacer Biomédica, aparelho moderno, e compacto o que permite maior conforto durante a monitorização das 24 horas.